(11) 98123-4507 | [email protected]
O Que é
É a prática voluntária de atividade física, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, melhorando a condição física.

Contribui para a prevenção e recuperação das chamadas "doenças do trabalho" (LER e DORT) promovendo o bem estar e melhorando as relações interpessoais.
Como Funciona
Com intervalos de 5 a 10 minutos diários. O objetivo é proporcionar aos colaboradores uma melhor utilização de sua capacidade funcional com de exercícios de alongamento, prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

É desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho de cada colaborador.
Tipos

Ginástica Laboral PREPARATÓRIA

É realizada antes do início do trabalho. São exercícios específicos para determinadas partes do corpo a serem mais utilizadas durante o trabalho.O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões.

Ginástica Laboral COMPENSATÓRIA

Realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às máquinas, mesas do escritório e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.

Ginástica Laboral CORRETIVA

Tem por objetivo restabelecer o antagonismo muscular utilizando exercícios físicos específicos que fortalecem os músculos que estão alongados e alongam os que estão encurtados. Destina-se aos indivíduos portadores de deficiências não patológicas e que apresentam mesma característica postural.
Objetivos
O programa de desenvolvimento de ergonomia preventiva e ginástica laboral tem por objetivos principais o combate ao estresse e sedentarismo, prevenção DORT-LER, alongar, fortalecer e relaxar estruturas músculo-esquelético, além de valorizar a auto-estima do colaborador.
Nossa proposta é elaborar e implantar um programa físico ESPECÍFICO para os colaboradores dos diversos setores da SUA EMPRESA.

Estaremos atuando com exercícios físicos que contribuem para a prevenção e recuperação das chamadas “doenças do trabalho” (DORT/LER), como exercícios de alongamento, de equilíbrio, respiratórios, massagens, etc.
Estas atividades serão realizadas no próprio local de trabalho, com exercícios elaborados para compensar e prevenir os efeitos negativos das dores na coluna, dos desvios de postura, do estresse e demais problemas causados pela ação repetitiva no trabalho.

Além dos exercícios físicos, estaremos realizando AVALIAÇÕES ERGONÔMICAS por posto de trabalho, juntamente com orientações posturais para cada um dos funcionários operacionais e administrativos.
Sugestão de Implantação
Dias: pelo menos 2 vezes por semana.
Horários: na parte da manhã para funcionários operacionais e à tarde para funcionários administrativos.
Quantidade de colaboradores por aula: até 20 colaboradores por aula, dependendo do espaço físico que a empresa possui.
Local de realização das aulas: nos próprios postos de trabalho, evitando a desconcentração dos outros setores/baias.
Implantação nos setores:sugerimos iniciar o programa no setor em que a ocorrência de doenças do trabalho seja maior, durante 6 meses, para que a direção da empresa acompanhe de perto os resultados e posteriormente possa ser expandido aos outros setores.